O Universo ESG das Empresas

Já falamos sobre o universo ESG e o que significa essa sigla (O que significa ESG?), e agora vamos falar desse universo dentro das empresas  […]

Já falamos sobre o universo ESG e o que significa essa sigla (O que significa ESG?), e agora vamos falar desse universo dentro das empresas 

Por que aderir? O que muda? Quais os benefícios? 

Adotar um modelo ESG significa o compromisso do negócio com a sustentabilidade, aliando resultados financeiros à criação de impacto positivo para a sociedade, e suas práticas orientam as organizações a construir confiança, aumentar a consciência e encorajar a mudança social. Os efeitos dessa agenda são múltiplos: impactam a força de trabalho, melhoram a imagem da marca, fomentam a inovação, geram crescimento econômico, estabelecem parcerias estratégicas e impactam positivamente a sociedade, além de ser usado para medir as práticas de uma empresa nos campos ambientais, sociais e da ética, o ESG propõe que os investidores não analisem apenas os aspectos financeiros de um negócio. Mas, sim, que considerem ações que a companhia adota para:

  • Diminuir seu impacto no meio ambiente – objetivo que está diretamente ligado a adoção de práticas inteligentes, como a lavagem ecológica.
  • Colaborar com a construção de uma sociedade mais justa;
  • Atuar de modo transparente e correto.

O Environmental/Meio ambiente, é uma das maiores preocupações dos tempos atuais e pretende que as companhias tenham posições muito claras – e corretas – em relação a temas como aquecimento global e emissão de carbono; poluição do ar e da água – este item, tanto quanto o anterior, são bastante favorecidos com uma operação de frota compartilhada; eficiência energética; gestão de resíduos e escassez de água.

A discussão sobre os impactos das empresas no meio ambiente é um dos assuntos em alta nos últimos anos. Enfrentamos mudanças climáticas que são resultados de décadas de descaso(Leia mais emTemos apenas 3 anos para frear catástrofe climática), por isso, consumidores e clientes buscam de forma crescente empresas responsáveis e preocupadas com o meio ambiente. Entretanto, muitas delas ainda não entenderam como a sustentabilidade, para além da questão ética, é uma estratégia rentável. 

Incorporar práticas sustentáveis na gestão da frota além de reduzir custo e consumo, aumenta o valor da empresa perante o mercado, já que demonstra consciência e responsabilidade social.

Alguns dos benefícios da gestão de frotas sustentável são:

  • maior vida útil dos veículos e redução de custos com manutenção;
  • aumento da produtividade com a roteirização das rotas;
  • economia de consumo de gasolina;
  • aumento no faturamento, pois empresas sustentáveis atraem mais clientes e têm vantagem em processos de licitação e, muitas vezes, menores custos.

Isso porque, cada vez mais, o comportamento das empresas em relação a essas questões é determinante na construção da imagem da companhia. Sem contar que as organizações precisam prestar contas aos seus diversos stakeholders – clientes, colaboradores, investidores, etc. Com o tempo, essa postura responsável tende a impactar significativamente seu valor de mercado, aumentando a capacidade de atrair bons investimentos.

Nosso lema é pensar à frente e adotar um modelo ESG unindo o compromisso do negócio com a sustentabilidade, resultados financeiros e criação de impacto positivo para a sociedade.

E a sua empresa já está a par disso? Conta pra gente.

Se não, entre em contato conosco, cuidamos de tudo para você e sua empresa!

Existem muitas práticas sustentáveis que você pode adotar para sua frota, e a biolavagem é uma delas. Somos especializados em atender frotas e utilizamos produtos sustentáveis e biodegradáveis, sem contar a economia de água é nosso diferencial 

Pense a frente, seja Wash me, sua frota agradece!

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow
Icon Plane

Se inscreva na nossa Newsletter e receba os principais conteúdos e notícias.