4 Dicas da Wash Me para Economia de Combustível

Fazendo parte do universo automotivo, nós da Wash Me nos preocupamos em trazer insights estratégicos para ajudar nossos gestores de frota a chegar no melhor […]

Fazendo parte do universo automotivo, nós da Wash Me nos preocupamos em trazer insights estratégicos para ajudar nossos gestores de frota a chegar no melhor ecossistema possível para suas frotas de veículos.

Sabemos que o preço dos combustíveis em nosso país vem acumulando altas sucessivas nos últimos meses, o que sobrecarrega o orçamento de famílias e empresas que dependem do automóvel dia a dia. Saber como economizar combustível é uma das receitas mais procuradas por quem vive tendo que parar para reabastecer.

Nem sempre o preço do litro de gasolina ou álcool é o grande vilão do seu bolso, que pode ser a própria forma de conduzir ou a falta de cuidado que você tem com a manutenção do seu veículo. Diversos fatores influenciam o consumo e, se você atentar para as causas que fazem com que você gaste mais, será possível gerar uma economia significativa.

Quer saber como economizar combustível e aliviar o seu orçamento? Selecionamos as quatro principais dicas que você poderá aplicar desde já:

1.  Conheça a média de consumo do seu carro

Não há como exigir mais do que o seu automóvel pode oferecer, não é mesmo? Por isso, veja os dados do fabricante sobre o consumo do seu modelo. Em seguida, faça a média do seu veículo, para que possa comparar e saber se está compatível com os números fornecidos pela montadora.

Para fazer essa comparação, o ideal é você encher o tanque e marcar a quilometragem para, após gastar todo o combustível, dividir o número de quilômetros rodados pelos litros consumidos. Por exemplo, se o seu tanque comporta 55 litros e você rodou 605 km, a média foi de 11 quilômetros por litro.

2.  Verifique a calibragem dos pneus

Um dos problemas que podem levar a um consumo maior é a calibragem inadequada dos pneus, o que é algo natural, pois com o tempo ele tende a ir se esvaziando. A solução é bastante simples: basta levar o seu carro a uma borracharia ou posto de gasolina e colocar a pressão recomendada pelo fabricante.

Com os pneus fora da pressão recomendada, o carro terá maior aderência ao chão e isso exigirá um esforço maior para a rodagem. Dessa forma a sua aceleração vai forçar mais o motor e isso se refletirá em um consumo de combustível até 3% maior. Por outro lado, se a pressão colocada for superior à correta, não haverá economia de combustível e sim um aumento no desconforto, pois o veículo vai trepidar mais e isso será sentido por todos os ocupantes, diminuindo também a vida útil dos pneus.

A calibragem deve ser feita regularmente a cada 15 dias, mas vale a pena conferir a calibragem antes se você perceber que os pneus se esvaziaram um pouco (talvez seja o caso de um borracheiro dar uma olhada nisso!) ou se o carro ficou parado por alguns dias.

3.   Faça revisões periódicas na frota

A manutenção preventiva gera inúmeros benefícios para o proprietário. Da segurança ao consumo de combustível, diversos componentes devem ser veriflcados a cada 10 mil quilômetros ou semestralmente, como indica a maioria dos manuais e autoridades no assunto.

Velas de ignição

Cada cilindro conta com, pelo menos, uma vela de ignição, que é responsável por transformar a energia elétrica em uma faísca potente que queimará o combustível no motor. Essa queima, chamada de combustão, é o que transforma a energia química da mistura entre combustível e oxigênio em mecânica, capaz de mover o carro.

Quando uma das velas queima ou funciona abaixo das especificações, a combustão é feita de forma irregular, e isso será facilmente percebido pelo motorista. Haverá perda de fôlego, especialmente para subir ladeiras, e também falhas no funcionamento, além do aumento do consumo.

Nesse caso, o ideal é que seja realizada a troca de todas as velas para aproveitar a oportunidade e também por ser um sinal de que a vida útil das demais também está se esgotando. Examinar os cabos de vela e o distribuidor também é importante, pois o problema também pode estar nesses componentes.

Tenha muito cuidado e opte sempre por levar a um profissional habilitado, pois a voltagem desse sistema pode chegar a 25 mil volts, o suficiente para causar um acidente fatal!

Bicos injetores e filtro de combustível

Os antigos carburadores foram aposentados pelos sistemas de injeção eletrônica mais modernos e tecnológicos, que reúnem informações sobre toda a mecânica do automóvel e funciona de forma muito mais eficiente e confiável. Com isso, a injeção de combustível no motor passou a ser feita pelos bicos injetores, que podem ser obstruídos por impurezas e também pelo acúmulo de carvão.

Muitas oflcinas oferecem o serviço de limpeza dos bicos, que é feito por uma máquina que também realiza testes para verificar se o funcionamento está regular. Nesse tipo de serviço, também é recomendável que seja feita a troca do flltro de combustível, que acumula sujeira com o tempo e pode prejudicar o funcionamento e aumentar o consumo.

4.   Mude a forma de dirigir

A condução, quando feita da maneira adequada, também pode ajudar (e muito) na economia de combustível. Se você faz a linha “pé pesado” e está sempre acelerando mais que o necessário, mude isso quanto antes, pois quanto mais você forçar o motor, maior será o seu gasto.

Prefira uma condução mansa, sem arrancadas bruscas e tampouco acelere desnecessariamente. Você também não precisa aquecer o motor do seu carro antes de sair com ele, pois os sistemas de injeção eletrônica já cumprem essa função automaticamente.

São dicas simples, mas que contemplam quem busca saber como economizar combustível, especialmente em um momento de sucessivas altas no preço. Dessa forma, sobrará mais dinheiro para você aproveitar com sua família ou em outros objetivos que você tenha.

Quer saber mais dicas?

Acesse nosso blog no site: www.washme.com.br e saiba mais

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow