Como as frotas de veículos podem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Muito tem se falado sobre responsabilidade corporativa, e por conta disso, você já deve ter ouvido falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Organização […]

Muito tem se falado sobre responsabilidade corporativa, e por conta disso, você já deve ter ouvido falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Organização das Nações Unidas. Mas, estimado gestor de frotas, você deve estar se perguntando neste momento: o que eu tenho a ver com isso?

Muito! Certamente, o trabalho do gestor de frotas não irá contribuir com todos os objetivos na mesma magnitude, porém, alguns deles que podem ser beneficiados diretamente dependendo da sua gestão.

Deixa-me te explicar:

Objetivo 1: Erradicação da pobreza

Obviamente que o impacto que sua gestão pode fazer aqui é limitado, nem por isso ele não existe! Capacitando e educando os profissionais que operam os veículos da sua frota, você está preparando esses funcionários para cumprir seus papéis com excelência. E além disso, você está desenvolvendo habilidades que no momento da recolocação (caso seja necessária) podem fazer a diferença.

Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável

Especialmente para aqueles gestores de frotas agrícolas: a agricultura sustentável começa com operações sustentáveis e a gestão de frotas faz parte disso!

Uso de combustíveis alternativos

Uso de veículos movidos a gás, híbridos e elétricos

Capacitação para a correta operação dos equipamentos

Todas essas (e muitas outras) ações podem ser implementadas nesse sentido.

Objetivo 3: Saúde e bem-estar

Aqui, o impacto do seu trabalho é bastante visível. Como?

Escolhendo veículos com poluição reduzida e migrar a frota para veículos híbridos ou elétricos. Isto vai resultar numa melhor qualidade de ar das nossas cidades.

Outro ponto importante é o monitoramento da saúde dos condutores, garantindo que eles estão na plenitude física para desenvolver suas atividades.

Objetivo 4: Educação de Qualidade

A explicação deste objetivo é auto-explanatória: assegurar que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem. Muito relacionado com o que foi explicado no Objetivo 1. Capacitação e desenvolvimento profissional vão produzir melhores funcionários que vão operar com excelência os veículos da frota.

Objetivo 5: Igualdade de gênero

Tema polêmico, mas necessário: tratar mulheres e homens de forma justa com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação salarial.

Numa grande empresa onde geri durante 16 anos a frota, tínhamos uma competição baseada na telemetria para escolher o motorista do ano. E adivinhem só: 70% dos premiados foram mulheres. Todos somos seres humanos e apesar de nossas diferenças, todos temos aptidões para entregar resultados.

Assegurar capacitação igualitária irá fornecer aprimoramento, que permitirá o acesso equânime de oportunidade de crescimento profissional.

 

Objetivo 6: Água potável e saneamento

Você gestor de frota pesada, gestor de frota de ônibus que operam lavadeiros nos pátios e garagens: tudo a ver! A questão aqui é implementar estratégias de gestão de água que sejam ambientalmente sustentáveis e benéficas para a região hidrográfica onde você opera. Isso inclui:

Tratamento de água de lavagem

Utilização de água de reuso

Reaproveitamento da água de chuva

Enfim, inúmeras opções que podem ser aplicadas.

 

Objetivo 7: Energia Acessível e Limpa

Outro objetivo auto explicativo: aumentar sua eficiência energética!

Utilizar fontes de energia renováveis e levar as mesmas ações a sua cadeia de suprimentos, em outras palavras:

Veículos com manutenção em dia

Condução de forma correta para reduzir o consumo de combustível

Utilização de etanol sobre combustíveis fósseis (quando aplicável)

Utilização de veículos híbridos e elétricos na frota.

 

Objetivo 8: Trabalho decente e crescimento econômico

A melhor forma na qual podemos alcançar este objetivo é justamente dando as melhores condições de trabalho para os funcionários que operam os veículos de frota.

Através do fornecimento de veículos seguros, ergonômicos, mantidos em condições básicas de funcionamento, programas de treinamento e qualificação, gestão de fadiga, monitoramento de saúde etc.

Ou seja, vamos fazer com que os condutores tenham o prazer de operar os veículos da sua frota!

 

Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura

Trata-se de investir em tecnologias que promovam uma infraestrutura sustentávelInvestir em veículos híbridos e elétricos faz parte das medidas que podemos tomar para impactar este objetivo.

 

Objetivo 10: Redução de desigualdades

Sabe aquele pequeno fornecedor da sua região que inúmeras vezes bateu na sua porta oferecendo serviços?

(e justamente por ser local ou ser pequeno foi desconsiderado)

Dependendo da qualidade do serviço a ser entregue, esta é uma excelente ação que como gestores de frota podemos tomar para beneficiar esses pequenos fornecedores locais.

E deixa eu te falar uma coisa: muitas das grandes empresas de terceirização de frota, já estão fazendo isso em detrimento das grandes concessionárias em grandes cidades.

 

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Para este objetivo, a mobilidade eficiente é tudo! É necessário refletir constantemente sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade dos funcionários (principalmente nestes tempos de pandemia nos quais o trabalho à distância provou ser muito eficiente).

 

Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis

Novamente e como já falamos: é fundamental que os veículos da sua frota estejam em perfeitas condições de uso e manutenção para garantir um consumo de combustível adequado. É válido lembrar também, que a  correta operação desses carros garante o consumo reduzido de combustível.

 

Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima

A emissão de carbono é o vilão da vez! E você, como gestor de frotas, pode e deve fazer muito para atingir este objetivo! Além de contar com veículos eficientes que minimizem a redução da emissão de carbono, existem muitas outras atividades que podem ajudar atingir este objetivo, como o plantio de árvores e a compensação de carbono.

 

Objetivo 14: Vida na água

Aqui você pode se perguntar: o que eu tenho a ver com isto? Muito meu amigo! Somente realizando um correto tratamento da água utilizada para lavagem de veículos, você já está fazendo muito.

E se as lavagens são feitas fora da empresa, você já se interessou por saber como esses fornecedores tratam a água utilizada? E aqueles que têm oficina de manutenção dentro da empresa e recolhem o óleo usado (o famoso OLUC), entregam para quem? Simplesmente para aquele que paga mais ou para as empresas devidamente credenciadas perante a ANP?

O despejo irregular de OLUC é uma grande fonte de contaminação de água que pode afetar (e muito) a vida na água.

 

Objetivo 15: Vida terrestre

A sua frota é especificamente de transporte de produtos? Carga seca, líquida, a granel, fracionada? Você está ciente do dano aos ecossistemas que as atividades da sua frota podem ocasionar em caso de acidente?

(A liberação de produtos químicos, pode causar graves danos aos ecossistemas que rodeiam as rodovias nas quais trafegam seus veículos.)

Para este tópico, você pode:

Oferecer treinamento de direção defensiva

Fazer a manutenção regularmente dos carros

Implementar a gestão de fadiga e telemetria

Esses são aliados indispensáveis para nos ajudar a cumprir este objetivo.

 

Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes

Provavelmente o objetivo que menos podemos ajudar, poréma nossa maior contribuição está no combate a corrupção mantendo processos clarostransparentes e sobretudo éticos, seja na contratação dos serviços como no tratamento e resolução de desvios de conduta dos condutores.

 

Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação

Algumas parcerias especificamente relacionadas com as nossas atividades são de muito valor. Parcerias com o governo ou agências do governo (DETRAN, por exemplo) são bem vindas, desde que o código de ética da empresa permita. Associações civis (Observatório Nacional de Segurança Viária e o selo de empresa de Laço Amarelo) e demais organizações focadas na melhoria do trânsito também são opções.

 

Viu que temos muito a fazer como gestores de frotas para ajudar atingir estes 17 Objetivos? No final, todas estas ações impactam na qualidade de vida e bem-estar das pessoas, através da melhoria na qualificação profissional, manutenção de veículos, utilização de ferramentas, veículos e procedimentos corretos. Tudo isso irá contribuir (como sempre falamos) na redução de acidentes, redução da poluição e melhoria da qualidade de vida!

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow