Itens de segurança essenciais para uma frota

Quando chega o momento de comprar veículos para nossa frota, além do valor, uma das primeiras perguntas é relacionada aos itens de segurança oferecidos. E […]

Quando chega o momento de comprar veículos para nossa frota, além do valor, uma das primeiras perguntas é relacionada aos itens de segurança oferecidos. E essa pergunta deve ser respondida desde a perspectiva do motorista até a dos passageiros, levando em conta itens como a quantidade e eficiência dos airbags e dispositivos embarcados que ajudam a evitar acidentes.

A primeira coisa que um gestor de frotas precisa para lidar com esta situação é uma boa Política de Frotas, em que esteja estabelecido claramente o tipo de veículo e os requisitos mínimos para poder fazer parte da frota.

Confira agora, alguns itens de segurança para se atentar na hora da aquisição de veículos:

1- Airbags
No mínimo o carro precisa ter dois airbags frontais de acordo com a legislação. Mas existem veículos com airbags laterais que protegem em caso de impactos laterais, reduzindo amplamente a possibilidade de danos e ferimentos dos ocupantes dos veículos em caso desse tipo de colisão.

2 – Freios ABS
Hoje em dia existem vários tipos de sistemas de freios ABS incluindo dispositivos chamados EBD (do inglês Electronic Brake Distribution – ou distribuição eletrônica de frenagem) que é um dispositivo de controles adicionais dos freios, que podem aumentar e melhorar a funcionalidade do sistema de travagem antibloqueio (ABS).

3 – Cintos de Segurança
Cintos de Segurança de 3 pontos para cada banco com tecnologia pré-tensionadora, fundamental em veículos com airbag, que retrai o cadarço do acessório instantes após a colisão ou impacto. Dessa forma, o corpo é impedido de deslocar-se e, além disso, a distância entre a pessoa e os objetos duros do painel é aumentada.

4 – Coluna de direção colapsável
A coluna de direção colapsável é projetada de maneira que “flexione” e quebre em caso de impacto frontal, a fim de evitar que o volante fique proeminente na cabine e acabe atingindo o tórax do motorista.

5 – Espelhos retrovisores
Os espelhos retrovisores internos e externos devidamente regulados de acordo com a anatomia do motorista minimizam os pontos cegos (“como regular corretamente um espelho”, ponto para outra matéria do blog).

6 – Iluminação
Sistema de iluminação obrigatório no balanço dianteiro, luz baixa de posição, farol baixo, farol alto (amarelos ou brancos) e luzes de indicação de direção (“setas” ou “piscas”, na cor âmbar). A partir de 2023 passará a constar na lista a luz diurna com acendimento automático. Uma boa prática é circular sempre com o farol baixo ligado em todo momento para garantir que os veículos da nossa frota sejam vistos pelos outros motoristas. Na traseira são requeridas lanternas de posição e luzes de freio (ambas vermelhas), indicadores de direção (vermelhos ou âmbares), uma luz de ré (branca), terceira luz de freio (vermelha e refletora, posicionada ao centro) e iluminação da placa na cor branca.

7 – Estrutura do habitáculo
Em caso de impacto traseiro, a estrutura do habitáculo, conforme normas da ABNT, deve sustentar a integridade do tanque de combustível em prova de colisão traseira realizada com o veículo estático e uma barreira móvel a velocidade entre 35 e 38 km/h.

8 – Peso do veículo
Massa do veículo superior a 1000 Kg: Isto é fundamental para que o veículo tenha uma adequada proteção contra deformação perante impactos frontais (obviamente que isto deve ser combinado com materiais de boa qualidade e procedimentos de fabricação homologados para que o veículo atinja esse grau de proteção) . O para-choque dianteiro e longarinas devem servir como elementos de absorção de energia; a coluna A precisa ser rígida a ponto de se manter íntegra numa prova de colisão frontal parcial feita a 56 km/h (de acordo com a Resolução 227/2007). O teste é similar a aquele aplicado pelo Latin NCAP (programa independente de segurança viária para América Latina e Caribe), porém com uma diferença substancial: Latin NCAP simula colisões a 64 km/h, o que permite aferir com mais precisão o real nível de segurança do carro.

9 – Apoios de cabeça
Apoios de cabeça: Tanto as posições dianteiras e laterais da fileira traseira como o banco traseiro precisam contar com apoios de cabeça para cada banco de acordo com a resolução CONTRAN 518/2015

10 – Dispositivos de fixação de cargas
Toda carga deve ser corretamente transportada e fixada. Em caso de veículos de passeio, toda carga deve ser transportada no porta malas e não deve exceder a capacidade de carga do veículo. Lembre-se de respeitar as tabelas de carga junto a quantidade de passageiros que estão sendo transportados simultaneamente.
Uma excelente fonte de informação para decidir escolher qual é o carro mais seguro para nossa frota é o já citado Latin NCAP que estabelece um ranking de segurança de veículos de acordo com a performance nos testes aos quais são submetidos.

Qual é a sua opinião sobre esses itens mencionados?

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