Esse ano promete muita coisa nova para a área de gestão de frotas. Com o avanço da tecnologia, não investir nesse setor ficará cada vez mais arriscado para o crescimento das empresas. Entre outras novidades, podemos citar o carro por assinatura, que virou uma grande tendência com destaque, além de serviços também dessa área que contam até com vários tipos de planos de carros, seja por minutos, dias ou anos.
Já para o setor de logística e delivery, teremos boas novidades em termos de números: segundo uma pesquisa da Transparency Market Research, a previsão para esse ano em questão de faturamento é de que o mercado global bata o número de R$ 15,5 trilhões, devido a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.
Agora para se destacar dentro desse imenso mercado, ou até mesmo para conseguir acompanhar a demanda, separamos alguns pontos que serão de suma importância para ficar de olho. Vem conferir tudo:
1. Software para planejamento
Indispensável para qualquer área, todos já devem saber que é mais que necessário atualmente possuir ao menos uma tecnologia para otimizar seu setor.
Sendo muito mais organizados e práticos, esses sistemas permitem metrificar diversos custos e mais números que se precisa para ter uma gestão eficiente antecedência e, principalmente, tomar decisões em base em dados, como:
- Controle de manutenção
- Gestão e Redução combustível
- Controle de motoristas e documentos
- Definição de objetivos e metas
- Gestão de pneus
- E mais
Ainda contando com automação de processos, esses softwares são para justamente cobrir diversas tarefas da gestão de frotas, alguns com funcionalidades mais específicas, e já outros conseguem cobrir mais amplamente, por exemplo: há os programas que abordam controle do cronograma de manutenções e combustíveis, orçamentos gerais, controle de rendimentos por veículo e outro; e há também os que gerem apenas algum tópico em particular, como gestão de pneus, segurança e rastreamento, etc, como é o caso da Contele Soluções Tecnológicas.
Com o programa desenvolvido por eles, o gestor tem o controle e ciencia total dos veículos da frota, consumo de combustível, rotas realizadas e até comportamento e segurança de seus motoristas! Completo, não é?!
Saiba mais em: Como otimizar minha frota
2. Business Intelligence (BI)
Muito crescente nesses último anos o BI conseguiu destaque por fornecer dados para tomadas de decisões, que ao final acabam sendo muito mais certeiras e sem riscos, visto que teve embasamento em dados
Assim, o gestor consegue identificar quais os pontos fortes das suas operações, bem como os GAP’s que podem gerar prejuízos, em especial na hora de medir produtividade e gastos excessivos.
3. Sustentabilidade
Não é surpresa para ninguém que este entraria na lista, já que sempre batemos nessa tecla. A sustentabilidade nas frotas não é um assunto recente, já vem sendo debatido há um tempo, mas apenas agora vem tendo o reconhecimento necessário, vindo com mais intensidade em 2023
A pegada da vez são soluções como veículos elétricos, logística reversa e verde, redução do uso de plásticos e emissão de CO², entre outros. E claro que a lavagem ecológica da Wash Me te ajuda não só na questão de economia de água, mas também na descarbonização. Vem conferir mais sobre as soluções e como sua frota pode ser mais ecológica adotando apenas uma atitude Como ter uma frota sustentável
Aqui também entramos com a otimização da área ao fornecer um aplicativo para controle de todos os serviços, demandas e economias geradas! Assim como citado acima, um software para setores mais específicos
4. Segurança
Para esse novo, o que está em alta será o motorista! Mais especificamente, sua saúde, afinal são os colaboradores que fazem as frotas rodarem
Por isso, é importante investir em métodos que garantam que eles tenham tempo de descanso, foco total na direção (sem distrações no volante, como celular e sonolência), saúde física e mental, redução de más práticas (como desvio de rotas, gasto desnecessário de combustível, multas e mais) e demais pontos para seguranças dos mesmos e ainda de terceiros.
Lembre-se sempre que quando você gere uma frota de veículos, não apenas seus colaboradores contam com você para segurança, mas também demais motoristas e pedestres.
5. Carros por assinatura
Um pedaço de mercado que só cresce: as assinaturas de carros. Funcional assim como streamings de entretenimento, essa tecnologia chegou ao setor de mobilidade e transporte e revolucionou, trazendo até o questionamento “Vale a pena ter um carro próprio?”. Ainda segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), as frotas de locadoras em 2022 cresceram cerca de 20,8%, entre janeiro e outubro.
Até as montadoras entraram na jogada! Grandes marcas como Nissan, Ford, Toyota, Renault, Fiat, Jeep, etc., desenvolveram seus serviços de assinatura de veículos. A Nissan Move, por exemplo, em menos de 1 ano já cresceu para 20 estados do Brasil.
Já para as empresas que já seguiam nesse setor, pelo contrário do que possam achar pela entrada de grandes nomes no mercado: os resultados são positivos e permanecem crescendo! No ano passado a percentagem de crescimento foi de 16,4% de janeiro a setembro, com 106 mil veículos, também por estudo da ABLA.
Agora a nova pergunta é: Vale a pena ter uma frota própria?! Esse serviço já está disponível para empresas, e para frotas pesadas também.
E, então, qual delas você já está de olho e pretende investir em 2023? Comente aqui embaixo.