Rio Grande do Sul aposta no hidrogênio verde como combustível do futuro

O Rio Grande do Sul está apostando no hidrogênio verde como uma solução para a transição energética e a descarbonização do planeta. O Estado tem […]

O Rio Grande do Sul está apostando no hidrogênio verde como uma solução para a transição energética e a descarbonização do planeta. O Estado tem um grande potencial para produzir hidrogênio verde a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

O hidrogênio verde é um combustível produzido a partir da eletrólise da água, utilizando energia renovável. Esse processo não emite gases de efeito estufa, o que o torna uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.

O governo do Rio Grande do Sul já está trabalhando para desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio verde no estado. O Estado lançou um plano de ação para o hidrogênio verde, que prevê investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de incentivos fiscais para a atração de investimentos.

O Rio Grande do Sul tem diversas vantagens competitivas para a produção do hidrogênio verde, como o grande potencial para a geração de energia eólica e solar, a extensa costa marítima e a ocorrência de lagoas. Com o hidrogênio verde, o Rio Grande do Sul pretende ter uma nova identidade produtiva e uma nova vocação econômica. O Estado tem capacidade de geração de energias renováveis para alimentar a produção desse hidrogênio e possui também demanda interna, a partir das refinarias, da agricultura e da indústria química.

O que você achou dessa ação sustentável que adotaram no RS?

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow
Icon Plane

Se inscreva na nossa Newsletter e receba os principais conteúdos e notícias.