Tendência tomando forma – os carros sem pedais e volante já em prática

Sem carros voadores -ainda- os modelos da vez são os automóveis autônomos gerando já uma corrida entre as maiores montadoras. Eles foram pensados para transportar […]

Sem carros voadores -ainda- os modelos da vez são os automóveis autônomos gerando já uma corrida entre as maiores montadoras. Eles foram pensados para transportar pessoas ou bens materiais sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, um motorista. Uma inteligência artificial consegue guiar os veículos, e por mais que sua veiculação por aqui possa parecer estar distante e futurista, vários fabricantes, como Ford e Toyota, já deram início a suas produções para um futuro com carros que dirigem sozinhos, sem necessitar de motoristas, e agora com um novo upgrade: também sem volantes e pedais. Alguns serviços com modelos autônomos, inclusive, já podem ser encontrados e utilizados por aí (confira mais abaixo). Nesse contexto entram os veículos projetados sem algumas peças que seriam

Grandes empresas como Google, Uber, Apple, 99, Nuro, dentre várias outras sem serem do setor automotivo, já investem em projetos de carros autônomos, os carros do futuro. Atualmente, é a vez da GM e Ford pedirem oficialmente uma autorização para a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA) para retirarem os pedais e volante de alguns dos modelos novos, afinal, as peças não teriam finalidade de existirem em um carro sem uma pessoa para operá-los, e assim já colocarem nas ruas dos Estados Unidos, primeiramente. Essa mudança poderia significar que até 5.000 veículos autônomos sem volantes e/ou pedais circulem em vias públicas muito em breve.

As duas empresas estão confiantes com seus sistemas de direção autônoma e dispostas a colocá-los em prática nas ruas o quanto antes.

A General Motors solicitou a aprovação inicial para introduzir 2.500 de seus veículos autônomos do modelo Origin. O veículo possui bancos dianteiros posicionados para trás, pois não foi produzido pensando em ser controlado manualmente. (foto abaixo)

Já a Ford não divulgou qual será o veículo teste a ser utilizado no programa. Para a empresa, “ter controles e comunicações de direção ativos introduziria um risco inaceitável à segurança” para o modelo, que ainda declarou:

“A petição é um passo importante para ajudar a criar um caminho regulatório que permita que tecnologias autônomas amadureçam ao longo do tempo, eliminando controles e telas que são úteis apenas para motoristas humanos”-  Ford

Esses pedidos não foram os primeiros sobre esse tema, haja vista, que no ano de 2018, a própria General Motors solicitou autorização para produzir um carro sem pedais e volante, um teste para o modelo Chevrolet Bolt. Entretanto, ao ser recusada, a proposta foi retirada em 2020.

Quais outras empresas estão apostando nesse projeto?

A Tesla também já segue no caminho de veículos autônomos, anunciando seu robotáxi sem as mesmas peças (volante e pedais) com previsão de lançamento em 2024, segundo Elon Musk.

Com prazo de dois anos para produzirem o exemplar, ele deverá ser testado, homologado e produzido em massa nesse tempo, servindo um serviço que atenda às leis regulatórias de cada estado. Apesar de todos os desafios pela frente, Musk é otimista ao falar do lançamento do robôtáxi, que de acordo com ele, será altamente otimizado para autonomia.

“Acho que pode ser um produto muito poderoso onde aspiramos atingir a produção em volume em 2024. Acho que [o robotáxi] realmente vai impulsionar o crescimento da Tesla.” – Elon Musk

Assim, a Tesla entra para a competição com as outras montadoras pelo mercado dos robotáxis ou carros autônomos,  batendo de frente com algumas empresas à frente na corrida, como a Cruise da GM (que está desenvolvendo o Origin), a Zoox, a Aurora e a Waymo da Alphabet.

Entrando também para essa concorrência, temos a Apple Car: um projeto com o mesmo objetivo de desenvolver veículos autônomos sem essas peças. Projetado para ser apresentado em 2025, o modelo leva o nome de Titan. O público alvo da marca será o público final, pessoas físicas, ao contrário do que outras empresas como a própria Waymo, Baidu e a Uber planejam fazer.

Infelizmente, em terras tupiniquins, essa realidade está um pouco distante, conquanto, algumas partes do mundo já contam com essa tecnologia, mesmo que em forma de testes, veja abaixo:

1. Delivery

A Ford juntamente com a rede de supermercados Walmart, lançou um serviço de entregas de compras utilizando veículos autônomos em Miami, Austin e Washington, nos Estados Unidos. O projeto segue em fase de testes.

2. Transporte público

Já na Noruega, nas cidades de Koppelen e Svanholmen, a empresa Mobility Forus implantou um serviço de transporte com pequenos ônibus elétricos e totalmente autônomos, e o melhor, de forma gratuita. Por mais que sejam apenas os ônibus  20km/h no máximo, a empresa visa crescer, abrangendo mais rotas e possibilidades.

3. Transporte privado

Novamente nos Estados Unidos, mais precisamente em São Francisco, a empresa Waymo disponibiliza um serviço muito semelhante ao Uber e 99, de transporte privado através de um aplicativo, mas utilizando carros autônomos. As corridas não são cobradas, você deve apenas compartilhar sua experiência e feedbacks com a empresa. O projeto está em fase final de testes.

Tudo sugere que esse seja o futuro, automatizado e robótico.
E aí, o que achou dessa ideia? Teria uma frota de veículos autônomos ou ainda prefere confiar no potencial humano? Conta pra gente.

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow
Icon Plane

Se inscreva na nossa Newsletter e receba os principais conteúdos e notícias.