Inserção de 5G, o que afeta e muda para a gestão de frota?

A chegada da atualização da internet móvel para o 5G promete mais velocidade e conexão para diversos setores, sendo um dos avanços mais esperados no […]

A chegada da atualização da internet móvel para o 5G promete mais velocidade e conexão para diversos setores, sendo um dos avanços mais esperados no Brasil. Mas o que é a tecnologia 5G?

Basicamente é a evolução do nosso 4G conhecido, que leva cerca de 60 a 98 milissegundos para realizar uma transmissão de dados e mais. Já com o 5G, essa mesma atividade pode ser feita com latência de até menos de 1 milissegundo e banda larga até mil vezes mais rápida por unidade de área, dependendo das condições de acesso. Ainda, de acordo a Thales Group – comerciante de sistemas de informação – a taxa de dados do 5G consegue chegar em até 10 Gbps, ou seja, 10 vezes mais que o 4G e 4.5G. Ela também vem com promessas de alavancar tecnologias como realidade aumentada, IoT e inteligência artificial.

E essa velocidade já pode ser encontrada por algumas algumas cidades brasileiras, e pelo planejado pela Anatel para a expansão dessa nova rede, fica para o dia 29 de setembro de 2022 o prazo final para a disponibilidade do 5G em todas as capitais do país. Agora, a expansão para todo o país fica programada para dezembro de 2029.
Essa nova tecnologia de transmissão de dados irá revolucionar a forma como trocamos informações e trará grandes impactos positivos em todos os setores do mercado. Mas como isso implicará na gestão de frotas em transportadoras e demais empresas?

Para os gestores de transportes e frotas, a inclusão do 5G no país promete revolucionar como as empresas operam, transferem, organizam, armazenam e mais, todas as informações de cadeias e processos. Em outras palavras: aumentar a transformação digital e a logística 4.0 do setor.

E dentro destes processos logísticos, existe uma grande necessidade por controle descentralizado, monitoramento, mobilidade e previsibilidade, ou seja, a comunicação entre os clientes, fornecedores e até internamente na própria empresa deve ser realizados o mais assertivo e ágil possível, assim, com a integração 5G, a troca de informações será quase que imediata, fazendo com que os processos fluam de maneira muito mais eficiente, além de poder realizar também o monitoramento incessante do equipamento para prevenir acidentes, que é altamente necessário.
Essa tecnologia, se utilizada em conjunto com outras inovações já em prática nos veículos produzidos atualmente, conseguirá disponibilizar o acompanhamento de métricas em tempo real -imediatamente-, como velocidade, consumo de combustível, performance de componentes, tudo isso ainda com o transporte em movimento.

“A opção permitirá que o gestor tenha um panorama mais assertivo do que precisa ser feito para prolongar a vida útil da frota. Ela transformará a gestão de frotas em tempo real com todas as informações sobre os veículos, como ele está, quanto rende por litro, entre outras. Dessa forma, podemos montar e apurar uma checklist de forma imediata e acessível e efetuar ações precisas.” – Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística”

Ainda que a tecnologia venha ser benéfica para toda a cadeia de gestão, ainda haverá os desafios pela frente, assim como toda nova medida implantada em empresas, e uns dos principais desafios citados para a adequação do 5G serão o alto custo e o treinamento dos motoristas.

“Sabemos que novas tecnologias chegam ao país com um alto custo. Além disso, será necessário treinar os nossos profissionais para que eles consigam utilizar o máximo da capacidade dessa nova tecnologia e, em consequência, o valor investido seja revertido em diferenciais para a empresa” – Marcel

Por isso, aqui estão algumas alterações que o 5G poderá trazer para a logística (e se bem adequadas e utilizadas poderão otimizar muito o dia a dia desses gestores) sendo a empresa de gestão Pró-Frotas:

Maior navegabilidade
A próxima geração da internet trará navegabilidade mais fluida, estável e confiável, permitindo a conexão simultânea de muitos aparelhos sem o prejuízo na prestação do serviço, além de consumir 100 vezes menos energia.
Para o setor logístico isso impacta diretamente na adoção de novas ferramentas que ainda não podem ser utilizadas por conta da estabilidade no sinal de internet. Entre elas estão o Big Data, Blockchain, IoT (Internet das Coisas), carros autônomos, entre outras.

Disponibilidade de dados
A alta conectividade fará com que os dados sejam atualizados em tempo real,o que fará com que gestores possam tomar decisões mais assertivas e inteligentes.
Além de um maior controle de estoques e carga, que a partir da instalação de dispositivos IoT, por exemplo, será possível obter informações sobre o armazenamento e localização, evitando assim perdas.

Controle sobre o sistema de transporte
O rastreamento de veículos já é uma realidade nos dias de hoje, porém, com a tecnologia 5G a estabilidade do sinal poderá ser ampliada e acompanhada em tempo real. A comunicação mais ampla entre os veículos da frota também tornará as entregas mais eficientes, otimizando tempo e modificando rotas, o que gera ainda mais segurança.

Processos digitalizados e operações mais ágeis
O 5G possibilita a conexão de um maior número de usuários, o que torna a comunicação mais ágil, sem interrupções.
Com a digitalização dos processos do dia a dia será possível a utilização de um só sistema por uma equipe, além da possibilidade de automatizar um maior número de procedimentos.

Impacto na prestação de serviços
Com o 5G em vigência, a prestação de serviço por parte das empresas logísticas poderá ser otimizada a partir do uso das novas ferramentas. O que gera alto diferencial competitivo e maior abrangência no mercado.

Armazenamento
Para instalações com mais automação, a necessidade de conectividade para aproveitar melhor os robôs existentes e ampliar o uso é grande. Com o 5G será também mais barato implementá-los.
Cargas que têm necessidade de monitoramento, como vacinas e remédios, também se beneficiam de aplicações ligadas ao 5G. Por exemplo, a sensores poderão fazer um controle de temperatura mais frequente.

Monitoramento de cargas
Updates de envio, pelos problemas de falta de visibilidade sobre a cadeia de suprimentos, são limitados a certos pontos do fluxo, gerando efeitos sobre a qualidade. Com conectividade 5G, o monitoramento e os updates podem ser contínuos.

Logística last mile
Com o aumento de vendas online, melhorar a performance da etapa final da entrega, uma das mais demoradas, se tornou imperativo. O 5G pode facilitar a criação de soluções como drones inteligentes, robôs entregadores e outras voltadas exclusivamente à parte final da cadeia logística.

E com todas essas informações, já pensa em aderir o 5G para sua frota? Valeria a pena pelo custo atual, se sair a frente dos concorrentes?

Comenta embaixo sua opinião sobre.

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow
Icon Plane

Se inscreva na nossa Newsletter e receba os principais conteúdos e notícias.