O que é e qual a qual a importância na gestão de logística e entregas?
A Last Mile é a terceira e última etapa do processo de entregas de mercadorias, e antecedendo ela vem a First-Mile e Middle-Mile, vamos entendê-las melhor:
Em primeiro lugar, no começo das entregas vem a Fist-Mile (primeira milha), nela é realizada a passagem do produto pelo fabricante até os centros de distribuição. Geralmente, são realizadas por veículos de médio a grande porte, e na maioria das vezes por transportes marítimos já que as mercadorias são vindas de outros continentes.
Já no Middle-Mile (milha intermediária) é a etapa que também utiliza veículos de médio/grande porte, por transporte aéreo ou rodoviária, pois as mercadorias são levadas dos portos/aeroportos para outros centros de distribuição mais precisos ou armazéns. Se refere a chegada do produto ou insumo ao ponto anterior do endereço do cliente, que pode ser uma loja, um mercado, um centro de distribuição, etc. (Aqui se encontram muitos atacadistas e distribuidores para para os centros de transbordo)
Agora esse é o nosso foco: a etapa last mile (última milha), a última e a etapa considerada mais difícil dos processos de transportes e entrega de mercadorias. Se refere à etapa final no processo de entregas, a partir de um centro de distribuição, ou armazenamento, do produto até seu destino final – nessa etapa das entregas para o cliente, ele pode ser uma pessoa física (B2C) ou uma empresa (B2B).
Nesse conceito de última milha englobam entregas feitas com cerca de quarteirões a 160km, dependendo muito da distância entre centro e destino final. Majoritariamente, as empresas envolvidas nessa última fase são as pequenas transportadoras. E como dito, nessa última fase, muitos dos gestores e operadores logísticos reforçam a importância no supply chain, se devendo ao fato de que é nesse momento em que o cliente recebe sua encomenda, que necessita de mais atenção para que não ocorra erros e problemas, gerando prejuízos.
“É a etapa mais passível de erros, mas que, quando bem planejada e executada, pode gerar ótimos impactos nas vendas, uma vez que seja mostrado qualidade na prestação de serviço da empresa.” CEO da VUXX
Esse estágio é marcado pela expectativa do cliente e pela responsabilidade da transportadora, afinal, ele é decisivo para o sucesso de toda a cadeia, onde não só a entrega está em jogo, mas também toda a operação de entregas em si. Alguns dos obstáculos que podem surgir e gerar risco são atrasos, avarias, má qualidade de infraestrutura e segurança na cidade, picos de demanda e falta de motoristas, chuva e roubo de cargas, e mais, portanto ter conhecimento sobre todo o processo,suas necessidades, os desafios são essenciais para otimizar as operações e garantir êxito e a experiência final do consumidor. Nesse sentido são várias as situações que podem vir a impactar diretamente a operação, tanto positiva quanto negativamente, comprometendo a qualidade das entregas.
Também nessa etapa, o consumidor final na maioria das vezes consegue acompanhar o percurso e rota de seu produto (expectativa de recebimento), estratégia essa que visa aproximar os estoques do cliente. Dito tudo isso, é de extrema importância traçar e medir a performance das entregas (estabelecer KPI’S) e avaliar se o que foi prometido conseguiu ser realizado e executado com sucesso, tanto para entregar um serviço de qualidade quanto para para ajustar atividades que não estão entregando bons resultados.
A nível mundial esse setor de encomendas em 2020 movimentou US$ 900 bilhões em 2020, de acordo com um relatório da empresa MasterCard, e a projeção é de um crescimento de cerca de 20% e 30% permanentemente. Segundo uma outra empresa, a Accenture, 89% das empresas de varejo, manufatura e logística já veem que o e-commerce cria uma necessidade maior e instantânea de entregas. Essa nova demanda está exigindo uma aderência maior do last mile delivery e apresentando soluções como por exemplo entregas no mesmo dia.
Por conta disso, esse termo ganhou muita força e procura nos últimos tempos, não se simplificando somente em uma estratégia de marketing, e sim uma real necessidade para empresas e-commerces, de pequenas a grandes.
Ainda segundo Felipe Trevisan, em uma entrevista:
“É a entrega que sai direto do armazém ou loja física para o consumidor final. A sua característica principal é o estoque do produto estar próximo do cliente final. Em vez de a mercadoria vir de centros de armazenagem gigantescos e mais distante das regiões estratégicas, grandes empresas estão aderindo às “dark stores”, pequenos centros de armazenagem que outrora eram lojas que possuíam pouco movimento e, consequentemente, menos lucro
Assim, todos nessa cadeia ganham, gerando menos custos, contratempos e menores prazos. Apesar de um custo alto devido aos altos valores de aluguel praticados em grandes centros urbanos, aliado a falta de disponibilidade de locais desta magnitude, essa é uma prática que está ganhando muitos adeptos ao redor do mundo, como na Europa, América do Norte e Ásia. No Brasil, a prática é adotada principalmente por grandes players do Varejo, especialmente do setor de alimentos”
Os desafios atuais
Se tratando do último passo da cadeia, o last mile conta com desafios mais atuais mas também já conhecido, como problemas nas estradas ou rotas, assim roubos de carga, e agora com feedback (experiência) de consumidor final.
Como otimizar o last mile
Sabendo sobre todos os tópicos agora: onde e como realizar uma otimização?
Antes de tudo, é de extrema importância que você tenha controle de todos os processos, de modo que tenha em mente o que precisa ser feito e o que pode atrapalhar essa fase, como imprevistos ou outros problemas.
Um dica muito valiosa é começar integrando processos tecnológicos, seja em:
- GPS, para ter rastrear em tempo real toda frota
- Softwares para gestão de frotas, mercadorias, dentre outros. Isso porque esses aplicativos conseguem ser muito úteis internamente para organização e para o cliente acessar informações importantes, como rastreabilidade do produto .
- Entrega agendada, para evitar que ocorra do destinatário estar ausente no momento da entrega, assim evitando prejuízos (frete em dobro) que um reenvio possa causar.
Já conhecia esse e os outros dois conceitos? Conta pra gente em qual pé sua operação mais foca e se estava ciente da importância dessa última.
Por que é um processo importante para as empresas?
Todo o processo de fabricação de um produto e sua disponibilização aos clientes depende da entrega de última milha. Tanto a entrega de primeira milha quanto a de meia milha são back-end e não lidam diretamente com os consumidores. A entrega de última milha é a parte que interage com o cliente.
Agora, se removermos a last mile delivery do processo, os consumidores devem retirar fisicamente seus pedidos em uma loja ou centro de distribuição. Assim, o cliente tem que gastar com o produto e com o custo de transporte até o vendedor.
Além do custo, pode haver problemas como atrasos, manuseio de produtos, rastreamento de itens e danos em trânsito com os quais o cliente deve arcar. Com a entrega de última milha, os clientes podem ter o produto entregue à sua porta e acompanhar todas as atividades de trânsito.
Quais são as vantagens da última milha para a cadeia de suprimentos?
Durante o boom da economia online, ficou mais claro do que nunca que, para pequenas e médias empresas (PMEs), a última milha é uma ferramenta essencial para sobreviver e crescer. A possibilidade de entregar na casa do cliente cria uma vantagem num ambiente altamente competitivo e garante a qualidade e a segurança do processo desde o momento em que o produto sai do armazém até chegar ao consumidor final.
Vantagens da logística de última milha na cadeia de distribuição
- Reduz os custos operacionais. Tecnologia e algoritmos especializados em embarques com serviços de entrega eficientes reduzem os custos logísticos em até 40%, segundo dados da Borzo (ex-Click Entregas), startup de entregas expressas;
- Otimização do prazo de entrega para o cliente final;
- Remessa sob demanda que pode ser entregue em residências particulares ou estabelecimentos comerciais;
- Melhora a experiência do cliente com uso de geolocalização em tempo real, otimização de rotas e personalização de serviços;
- Aumento da qualidade e variedade no modo de transporte. É possível utilizar desde caminhões e vans até soluções mais rápidas e leves, como motocicletas.
Gerenciamento de entregas de última milha
Gerenciar entregas individualmente pode se tornar um desafio sem ferramentas e infraestrutura produtivas. Por exemplo, se você estiver entregando em áreas mais afastadas, bem como rurais, nem sempre se tem um mapeamento de GPS ou sinal de telefone adequado, trazendo um desafio para a logística.
Aqui, você precisará de um software de gerenciamento de entrega inteligente que possa ajudar na automação de atribuições de entrega e gerenciamento de pedidos, entre outros. Existem empresas de logística que ajudam na atribuição automática de pedidos de entrega individuais para a equipe de entrega com base na localização, hora e rota para minimizar atrasos.
Rastreamento de última milha
Quando se concentra em entregas individuais mais rápidas, o rastreamento de correio de última milha ocupa o centro do palco. O rastreamento permite que as empresas otimizem a rota e garante entregas mais rápidas. Especialmente para áreas urbanas, contornar picos de tráfego e chegar ao local em que o cliente se encontra são essenciais.
Veja o exemplo das entregas de comida. Se você vai servir comida quente e fresca para seus clientes, o rastreamento do correio de última milha é vital para uma melhor experiência do cliente. Aproximadamente 66% dos clientes param de comprar em uma loja de comércio eletrônico após duas experiências de entregas atrasadas. Assim, acompanhar a entrega se torna muito importante.
Para uma pequena empresa de comércio eletrônico, a abordagem de última milha é fundamental para as operações diárias. As entregas podem ser divididas em unidades menores para melhor gerenciamento do que uma abordagem em massa. Além disso, existem vários desafios para o sistema de entrega de última milha que podem ser transformados em uma oportunidade com o tipo certo de soluções tecnológicas.